skip to Main Content
(21) 3159-6707 (21) 3081-6687 rtpiscinas@gmail.com
O QUE É PH ?

O QUE É PH ?

Veja o que é pH e saiba como corrigi-lo
O termo pH, é um parâmetro que refere-se a medida da escala de 0 a 14 que indica de forma simples e objetiva se a água está ácida neutra ou básica.

A escala do pH varia de 0 a 14, sendo 7 o seu ponto neutro. Quando o pH indicar um valor abaixo de 7, tem-se uma água ácida; quando situar-se acima de 7, tem-se uma água básica. Águas de piscinas devem ter o pH ajustado sempre na faixa entre 7,4 e 7,6.

Como corrigir o pH

O pH tem influência importante sobre a qualidade da água da piscina, o conforto dos banhistas e conservação dos equipamentos com os quais a água entra em contato. Águas com pH abaixo de 7,0 (água ácida), provocam irritação nos olhos e pele dos banhistas, corrosão dos equipamentos e materiais da piscina, alguns rapidamente percebidos, como nos metais, outros visíveis a longo prazo, como em concreto; em pH baixo o cloro se dissipa rapidamente.

Água com pH alto (água básica) causa incrustações nas paredes e equipamentos da piscina, diminuem a eficiência do cloro e podem apresentar turbidez.

Exemplos:

pH muito alto: (superior a 7,8 é básico, portanto, deve-se corrigi-lo pela adição de pH- MENOS Líquido.

pH muito baixo: (inferior a 7,2 é ácido, portanto, deve-se corrigi-lo pela adição de pH+ MAIS Líquido ou Barrilha.

Como controlar o pH

O primeiro passo para o controle do pH é sua medição, que pode ser feita de maneira rápida e simples com resultados confiáveis utilizando ESTOJO DE TESTES CL/pH ou FITA TESTE. Os testes de cloro e pH devem ser realizados diariamente no verão e ao menos uma vez por semana no inverno em piscinas residenciais. Em piscinas coletivas, várias vezes ao dia* ou, pelo menos, no início de cada período de utilização (manhã, tarde, noite) e 1 ou 2 vezes por semana nos períodos em que ela não é utilizada.

×

Atendimento Marçal Piscinas

Realize seu pedido com nossos atendentes.

×